Torneio Nacional de Pentatlo Técnico

MANUEL DIAS VENCE TORNEIO NACIONAL E CAROLINA FOI 4ª CLASSIFICADA


UNIÃO FCI DE TOMAR EM JUVENIS CLASSIFICOU-SE EM 2º LUGAR

Em prova de observação do sector de provas combinadas da Federação Portuguesa de Atletismo, Manuel Dias e Carolina Ribeiro, atletas nabantinos, marcaram presença no Torneio Nacional de Pentatlo Técnico da Federação Portuguesa de Atletismo que se realizou no passado dia 16 de Janeiro no Centro de Alto Rendimento – Jamor.

Esta competição, Pentatlo Técnico, é composta por 5 provas, a saber, 60 metros planos, salto em comprimento, lançamento do peso, 60m barreiras e salto em altura. Como em todas as competições ditas de “combinadas” a cada marca obtida em tempo, no caso das corridas, ou em metros no caso dos saltos e lançamentos, são atribuídos pontos conforme tabela internacional da IAAF (International Association of Athetics Federations) adotada igualmente pela nossa Federação.

Manuel Dias, Tiago Madureira e Carolina Ribeiro

Carolina Ribeiro, a atleta juvenil um ano mais nova que todas atletas em competição alcançou um excelente 4º lugar, com 3322 pontos obtendo 3 recordes pessoais nomeadamente nos 60m barreiras (9’’34), salto em altura (1m55cm) e 60m planos (8’’29), esta marca nos 60 metros confere igualmente mínimos para o Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta), realizou ainda 9m02cm no lançamento do peso e 5m07cm no salto em comprimento.
A competição foi extremamente renhida para o 2º, 3º e 4º lugar, pois a diferença entre o 2º e o 4º lugar foi de apenas 51 pontos. A competição foi ganha pela atleta do SLB Marisa Vaz de Carvalho com 4269 pontos. Esta atleta estabeleceu nesta competição novo record nacional nos 60m barreiras com a marca de 8’’41 seg.
No sector masculino Manuel Dias, confirma o bom trabalho realizado no gabinete de fisioterapia do União de Tomar, dado que, ainda debilitado da zona lombar (lesão ocorrida no salto com vara, no fim de semana anterior onde estabeleceu o novo record nacional do heptatlo) venceu a competição com 3338 pontos.
Apesar de não se apresentar a 100% não foi impeditivo de no conjunto das 5 provas, obter 2 novos records pessoais, nomeadamente no salto em altura com 1m73cm e no lançamento do peso com 12m46cm. Realizou ainda 7’’48 nos 60m planos, 6m07cm no salto em comprimento e 8’’65 aos 60m barreiras. No 2º lugar, a 80 pontos de diferença, ficou o atleta dos 20km Almeirim Rafael Ferreira com 3258 pontos e no 3º lugar o atleta do SLB Yuben Munary com 3256 pontos.

Comentários