CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS DE PISTA COBERTA


CAROLINA RIBEIRO BICAMPEÃ DISTRITAL

Realizou-se no primeiro fim-de-semana do ano, dias 2 e 3 de Janeiro, o Campeonato Regional de Juvenis de Pista Coberta em Alpiarça, competição destinada a atletas iniciados e juvenis filiados na Associação de Atletismo de Santarém.

Como tem vindo a acontecer nos últimos anos o União de Tomar esteve presente, mesmo sendo um campeonato “cocho”, isto porque não se realizaram as provas de meio fundo, a nossa equipa era um sério candidato ao pódio tanto na vertente feminina como masculina.

Assim, colectivamente, o grande destaque vai para a equipa feminina, composta por 5 atletas, quatro delas ainda iniciadas e uma juvenil, que se sagraram Vice-Campeãs distritais de Pista Coberta.

A equipa masculina, embora não conseguindo um lugar no pódio, alcançou um bom 4º lugar a apenas um ponto do 3º e 2º classificados.

Individualmente os atletas tomarenses estiveram a um muito bom nível, com destaque para Carolina Ribeiro que se sagrou campeã distrital nas provas de Salto em Comprimento, com a boa marca de 4,99 metros, e na prova de 60m barreiras, com um novo record pessoal a 9’’63. A atleta tomarense participou ainda na prova de Salto em Altura, competição que não correu tão bem, que com a marca de 1,35m, ficou muito longe do seu real valor.

Carolina Ribeiro e Beatriz Marques
Manuel Dias, também esteve a muito bom nível, com 3 presenças no pódio em outras tantas provas. Sagrou-se vice-campeão de Salto em Comprimento, saltando a 5,90m, e ainda na prova de 60m barreiras, onde estabeleceu um novo record pessoal com 8’’50. O atleta unionista foi, ainda, 3º classificado, na prova de salto em altura, ultrapassando a fasquia a 1,65m.
Manuel Dias

Para a equipa masculina contribuíram ainda os atletas Pedro Saldanha, 10º classificado na prova de Salto em Comprimento, com novo record pessoal, 4,28m, 10º classificado na prova de Salto em Altura (1,40m) e ainda, 12º na prova de Lançamento do Peso (7,63m); Bernardo Vieira 6º na sua eliminatória de 60m planos (8’’77), 11º classificado no Salto em Comprimento (4,23m) e, por fim, 10º no Lançamento do Peso (7,91m); Edgar Pereira, na segunda jornada, foi 4º classificado na prova de Lançamento do Peso, novo record pessoal com 10,35m, e na prova de Triplo Salto foi 5º com a marca de 10,21m.

Beatriz Guilherme
Na equipa feminina contribuíram para o bom resultado coletivo as atletas, ainda iniciadas, Beatriz Guilherme, Beatriz Marques, Carlota Gonçalves e Margarida Mota. Das prestações destas atletas resultaram 3º pódios. Beatriz Guilherme foi 3ª classificada na prova de Triplo Salto, com a boa marca de 9,16m. Margarida Mota ficou em 3º na prova de Salto em Altura, saltando 1,43m, realizando a mesma marca da 1ª e 2ª classificadas, mas perdendo no desempate. Beatriz Marques, subiu ao ultimo lugar do pódio, na prova de Salto em Comprimento, ultrapassando e muito o seu record pessoal, com a boa marca de 4,57m. Estas atletas participaram ainda noutras provas, Beatriz Guilherme foi à final dos 60m planos, sendo 7ª com 8’’79, e, classificou-se, ainda em 13º no Lançamento do Peso (6,74m); Margarida Mota, foi 14ª classificada no Peso (6,38m) e marcou presença na final dos 60m barreiras, sendo 8ª com 11’’57; Beatriz Marques foi 3ª na sua eliminatória dos 60m planos, com 8’’80 e alcançou o 5º lugar (8,69m). Carlota Gonçalves foi 2ª na sua eliminatória de 60m planos, com 8’’80, 9ª classificada no Salto em Comprimento (4,03m, novo record pessoal) e ainda 6ª na prova de Triplo Salto (8,52m).


Feito o balanço da competição, o clube tomarense esteve muito bem representado pelos seus atletas, que dignificaram da melhor maneira as cores do União de Tomar, mais uma vez mostrando o bom trabalho que se realiza no atletismo do concelho.

Comentários