Campeonato Regional de Provas Combinadas de Juvenis

RECORDE NACIONAL PARA MANUEL DIAS NO HEPTATLO

CAROLINA RIBEIRO E MANUEL DIAS CAMPEÕES DISTRITAIS

SOFIA RODRIGO COM MÍNIMOS PARA OS CAMPEONATOS DE PORTUGAL NOS 200M

Realizou-se no fim-de-semana de 9 e 10 de Janeiro, em Pombal, o Campeonato Regional de Provas Combinadas de Juvenis, destinado aos atletas do escalão de iniciados e juvenis. Este campeonato foi organizado pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria em conjunto com a Associação de Atletismo de Santarém.
O União de Tomar de Tomar fez-se representar por um atleta no Heptatlo Masculino, Manuel Dias, e por 5 atletas no Pentatlo feminino, Carolina Ribeiro, e ainda as iniciadas Beatriz Marques, Beatriz Guilherme, Margarida Mota e Carlota Gonçalves.
Ao feito histórico do Recorde Nacional alcançado por Manuel Dias no Heptatlo acresce ainda mais dois factos marcantes no nosso atletismo, a vitória clara de Manuel Dias no Campeonato Distrital de Heptatlo e também estabelecendo um novo recorde distrital de Santarém no salto com vara com a marca de 4m00 e claro a vitória e consequente título de Campeã Distrital para Carolina Ribeiro no Pentatlo feminino.
Tiago Madureira e Manuel Dias

O novo Recorde Nacional realizado pelo nosso atleta ficou agora nos 4673 pontos. O atleta que fez toda a sua formação no União de Tomar iniciou a jornada de sábado com a prova de 60m planos, onde realizou a marca de 7’’43 (recorde pessoal na distância), seguido da prova de Salto em Comprimento, saltando a 6,11m, melhor marca da época para o atleta. Na prova de Lançamento do Peso, realizou a marca de 12,26m que corresponde também a um novo recorde pessoal, e por último na prova de Salto em Altura, superou a fasquia a 1,68m. Manuel Dias fechou, assim, o primeiro de dia de competição com 2498 pontos.
Manuel Dias

A jornada de Domingo iniciou-se com a prova de 60m Barreiras, com o nosso atleta, mais uma vez, a superar-se, realizando novo recorde pessoal, com a marca de 8’’49, seguido de mais um momento particularmente especial, na prova de Salto com Vara, como referido atrás novo recorde distrital, nesta disciplina de complexidade elevada, e de condições inexistente de treino na nossa cidade. De realçar ainda que o atleta acabou por prescindir da sua oportunidade a 4,10m, contribuiu para esta decisão uma dor nas costas e ainda a prova 1000m que o atleta tinha para realizar de seguida. Prova essa onde o unionista viria a realizar a marca de 2’56’’57. Feitas as contas, somados os pontos, cai assim o recorde nacional de heptatlo de juvenis de pista coberta. A secção de Atletismo do União de Tomar pretende publicamente dar os parabéns ao atleta e o seu treinador Tiago Madureira e desejar a ambos as maiores felicidades com a certeza de que voos ainda mais altos estarão para vir.
Carolina Ribeiro

As atletas tomarenses entraram em acção apenas na jornada de Domingo, Carolina Ribeiro com a sua vitória, completou assim a dobradinha para o União de Tomar, que venceu tanto na vertente masculina como feminina. A nossa atleta venceu a competição com 3068 pontos, fruto das prestações nas cinco provas que constituem o pentatlo, a saber, 60m barreiras, Salto em Altura, Lançamento do Peso, Salto em Comprimento e 800m. 
Carolina Ribeiro

Carolina Ribeiro iniciou a jornada com a marca 9’’63, de seguida superou a fasquia a 1,51m, igualando o seu recorde pessoal, posteriormente lançou o engenho de 3Kg a 9,24m. Antes da prova de 800m, estabeleceu um novo recorde pessoal na prova de Salto em Comprimento, logo na primeira tentativa, com 5,16m. Na última prova do dia, Carolina Ribeiro confirmou a sua supremacia, percorrendo os 800m em 2’40’’29.

As atletas iniciadas, participaram pela primeira vez num pentatlo, com balanço bastante positivo. Beatriz Guilherme foi 13ª classificada, com 2115 pontos, com as marcas de 11’’14; 1,30m; 6,65m; 4,23m; 2’44’’97. Logo na posição seguinte ficou Margarida Mota que é iniciada de primeiro ano, realizou 2103 pontos,com as marcas de 11’’21; 1,42m; 6,87m; 3,93m; 2’51’’62. Na 18ª posição ficou Carlota Gonçalves, com 1835 pontos, frutos dos seus resultados, 11’’47; 1,30m; 5,59m; 3,88m; 2’52’’52. Beatriz Marques classificou-se na 22ª posição, com 1491 pontos, com as marcas de 11’’57; Sem marca; 5,35m; 4,35m; 2’53’’97.
Neste fim-de-semana houve ainda lugar a provas extra, onde estiveram presentes alguns atletas do União de Tomar. Sandra Simões participou na prova de Triplo Salto, sem conseguir qualquer salto válido. Na prova de Salto em Altura foi 3ª classificada, saltando 1,50m.
Sofia Rodrigo

Sofia Rodrigo participou nas provas de 60m, 200m e 400m. Na primeira fez novo recorde pessoal com 8’’51, na segunda prova fez também um novo recorde pessoal, e mínimos para os Campeonatos de Portugal com 27’’61, e por último na prova de 400m, realizou a marca de 64’’03.
Margarida Mota

Do escalão de seniores estiveram presentes na prova de 1500m os atletas Pedro Lopes e Marco Francisco, que se classificaram, respectivamente em 1º e em 2º da sua série. Relativamente às marcas, dois recordes pessoais batidos, Pedro Lopes com 4’12’’01 e Marco Francisco com 4’’12’’49.
Pedro Lopes e Marco Francisco

Resumindo, fim-de-semana histórico para as cores do União de Tomar, com o recorde nacional de Manuel Dias, com a vitória masculina e feminina no campeonato distrital provas combinadas, primeira atleta da formação do União de Tomar (era pós 2005) com mínimos para os Campeonatos de Portugal e boas estreias das atletas iniciadas.
Pedro Lopes e Marco Francisco

Comentários