quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Torneio Ibérico de Provas Combinadas

MANUEL DIAS é Vice-campeão Ibérico de Provas Combinadas e CAROLINA RIBEIRO confirma o seu recorde distrital.

Nos dias 20 e 21 de Fevereiro, a secção de atletismo do União de Tomar esteve numa competição internacional ao serviço da Federação Portuguesa de Atletismo, no Torneio Ibérico de Provas Combinadas que se realizou na cidade de Salamanca em Espanha. 
A comitiva nacional foi integrada com os atletas Nabantinos Manuel Dias e Carolina Ribeiro, que foram acompanhados pelo seu treinador Tiago Madureira, que integrava igualmente a equipa técnica.
Os nossos atletas tiveram um excelente desempenho, nada mais se poderia exigir, dado que a superação foi notória. Honraram com a sua determinação e desempenho as cores Portuguesas, do Município de Tomar e do União FCI de Tomar.
Manuel Dias, Tiago Madureira (treinador) e Carolina Ribeiro
A competição iniciou-se com a prova do heptatlo para Manuel Dias, dividida em quatro jornadas, sendo a 1ª na manhã de sábado com as provas de 60 metros planos e o salto em comprimento. Não podia ter começado da melhor forma dado que saiu novo record pessoal aos 60m com 7’’35 seg, no entanto a marca de 6m25cm no comprimento afastava o nosso atleta a liderança da prova. Seguiu-se após o almoço a 2ª jornada para cumprir as provas e lançamento do peso, onde o nosso jovem igualou a sua melhor marca ao lançar o engenho de 5kg a 12m46cm, e a prova de salto em altura na qual Manuel Dias se superou e transpôs a fasquia a 1m78cm (5 centímetros acima da sua estatura), esta marca constitui novo record pessoal e era há muito tempo aguardada. Terminou assim o 1º dia de competição e o nosso atleta seguia na 5ª posição com 2647 pontos, atrás de todos os atletas Espanhóis.
Manuel Dias
No segundo dia, logo pela manhã, Manuel Dias, focado no seu objetivo e determinado em subir na classificação arranca na 3ª jornada com 2 provas. Nos 60 metros barreiras e apesar de tocar em 2 barreiras realiza a sua segunda melhor marca com 8’’48 seg, conseguindo assim recuperar alguns pontos.
Manuel Dias ao centro
Semelhante ao que se passou no campeonato nacional, aguardava se a prova em que o atleta nabantino recupera muitos pontos e coloca um ponto final nas dúvidas das suas qualidades enquanto atleta de provas combinadas.
Manuel Dias

Ao saltar 4m20cm, não só ganhou esta prova, dando 30cm ao segundo melhor, como passou para 2ºlugar da geral antes da prova dos 1000m e renovou o seu recorde distrital. Na 4ª e última jornada no Domingo à tarde correu-se então os 1000m em 2’54’’50 centésimos, que apesar de um pequeno incidente que originou a desqualificação de um atleta espanhol, não impediu Manuel Dias de realizar marca pessoal na distância. Concluído que estava o heptatlo, hora de somar os pontos, num total de 4904 que renova o seu já recorde nacional e lhe garantia o 2º lugar do pódio.
Em simultâneo na 3ª e 4ª jornadas Carolina Ribeiro, a primeira atleta feminina a representar Portugal pelo União de Tomar, iniciava o seu magnifico Pentatlo. 
Carolina Ribeiro

Carolina Ribeiro

Carolina  Ribeiro (segunda a contar da esquerda)
Costuma-se dizer que a prova combinada perfeita não existe, mas a atleta nabantina demonstrou que isso não é verdade ao estabelecer novo recorde pessoal em todas as provas, 5 em 5. Iniciou o pentatlo de forma brilhante com uma marca digna das melhores barreiristas do país ao correr os 60 metros barreiras em 9’’02 seg. Seguiu-se o salto em altura em que, de forma fácil, a nossa atleta transpôs a fasquia a 1m58cm, o que a coloca igualmente nos 3 primeiros lugares do ranking nacional nesta disciplina. A terceira prova da manhã de domingo foi o lançamento do peso onde lançou o engenho de 3kg a 9m66cm terminando a sua 1ª jornada na 5ª posição.
Carolina Ribeiro
Após a pausa do almoço e já na sua 2ª jornada, Carolina estava confiante em realizar um grande salto em comprimento e foi o que fez no terceiro e último ensaio ao saltar 5m50cm. A confiança não poderia estar mais alta o que é fundamental antes da prova dos 800 metros. Completamente destemida Carolina Ribeiro arrancou num ritmo forte o que permitiu terminar a distância em 2’36’’27. Terminou assim o pentatlo da nossa atleta alcançando o 5º lugar, sendo a segunda atleta mais nova em competição, onde estabeleceu 5 recorde individuais, novo recorde no pentatlo com 3441 pontos renovando o seu já recorde distrital.


Sabemos que não é fácil ao nosso município dar-nos melhores condições para o nosso trabalho diário, no entanto algo mais pode ser feito, e se com poucos meios conseguimos fazer tanto, o que não se poderia alcançar com um maior empenho no apetrechamento do nosso Estádio? E com este nível, não podemos pensar só em material…
Parabéns aos nossos atletas e ao treinador que uma vez mais levaram o nome de Tomar, e do União Tomar além do imaginável.


O ribatejo esteve ainda representado pela presença do atleta Rafael Ferreira e do seu treinador Daniel Leandro, ambos da Associação 20km Almeirim.

Sem comentários:

Enviar um comentário