CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES DE PISTA COBERTA

CAROLINA RIBEIRO COM DOIS EXCELENTES RESULTADOS

MANUEL DIAS BATE NOVAMENTE RECORDE DISTRITAL NO SALTO COM VARA

Realizou-se, no passado fim-de-semana, dias 13 e 14 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Braga, o Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta.
Como tem sido hábito, nos últimos anos, o União de Tomar esteve mais uma vez presente numa das principais competições do Atletismo nacional.
A comitiva tomarense foi composta pelos atletas Manuel Dias e Carolina Ribeiro, ainda juvenis, e pelas juniores, Tatiana Santos, Sofia Rodrigo e Sandra Simões. Estes jovens foram acompanhados pelos treinadores André Ferreira e Jorge Saldanha.
A participação unionista iniciou-se, na primeira jornada, com Manuel Dias e Carolina Ribeiro a entrarem em competição praticamente à mesma hora, o primeiro no Salto com Vara e a nossa atleta no Salto em Altura.
Carolina Ribeiro
Carolina Ribeiro, entrou bem no concurso superando logo à primeira tentativa a marca de 1,50m, de seguida a fasquia subiu para 1,55 (menos um centímetro que a melhor marca da tomarense) e Carolina passou, desta vez à segunda tentativa. A 1,60m a atleta unionista não conseguiu nenhum salto válido, mas com marca conseguida alcançou um excelente 5º lugar nacional.
Manuel Dias, esteve mais uma vez em destaque, ao melhorar o seu recorde pessoal no Salto com Vara, consequentemente melhorou também o recorde distrital que já lhe pertencia. O atleta da formação do União de Tomar passou sempre à primeira tentativa a fasquia a 3,50; 3,65 e 3,80, quando a fasquia subiu para 3,95, sentiu mais dificuldades mas ainda a superou ao terceiro ensaio. Seguiu-se os 4,10m, mais 10 centímetros que a sua anterior melhor marca, no último e decisivo ensaio superou-se e conseguiu mesmo saltar a mais de 4,10m. De seguida a fasquia subiu para 4,25, altura que Manuel Dias não conseguiu transpor. Este resultado valeu-lhe um lugar à beira do pódio, foi 4º classificado.
Manuel Dias
A terceira atleta a entrar em competição foi Tatiana Santos, na prova de 1500m, a marca de entrada da nossa atleta era de 5’07’’54 que correspondia ao 39º, e último, tempo de entre todas as participantes na competição. Mas o que interessa é a competição em si e atleta tomarense melhorou o seu recorde pessoal para 5’03’’71, que lhe vale ser a 12ª melhor atleta júnior a nível nacional na prova de 1500m. A prova decorreu, toda ela, a bom ritmo, com Tatiana a gerir muito bem o seu esforço, mantendo-se na cauda do pelotão, à medida que a prova decorria para o seu final a unionista começou a ganhar metros e lugares, com uns últimos 200m a um ritmo bastante elevado, consegui alcançar o 3º lugar da sua série.
Tatiana Santos
Sofia Rodrigo foi a última atleta do União de Tomar a entrar em competição na primeira jornada destes campeonatos, na prova de 400m. Competindo na série mais rápida, de onde saíram a 1ª, 2ª e 4ª classificadas, Sofia foi a 4ª da sua série, com um novo recorde pessoal de pista coberta, 63’’98.
Sofia Rodrigo
Paralelamente Manuel Dias participou na sua segunda competição do dia, na prova de Salto em Comprimento, não correndo da forma desejada, o tomarense iniciou o concurso com dois saltos bastante bons, mas nulos, por pouco. No último ensaio não foi além de 3,69m, terminando aqui a competição.
Na segunda jornada, o primeiro a entrar em acção foi, mais uma vez Manuel Dias, na prova de lançamento do peso. Esta participação servia, essencialmente para preparar o atleta para as competições futuras, no âmbito das provas combinadas. O tomarense lançou o engenho de 6Kg a 9,50m, no seu segundo ensaio, esta marca valeu-lhe a 14ª posição na competição.
De seguida Sofia Rodrigo, logo na 1ª série de 200m, alcançou a boa marca marca de 28’’15 sendo 3ª na sua série.
O maior destaque da comitiva tomarense desta 2ª jornada vai para Carolina Ribeiro, na prova de 60m barreiras. A atleta tomarense que possui uma marca de relevo nacional na prova de 60m barreiras de juvenis (as barreiras têm 76cm de altura), estreou-se nesta competição em júniores (barreiras a 84cm) e logo com o 4º lugar, ficando assim muito perto de subir ao pódio nestes campeonatos. Para conseguir estar na final Carolina Ribeiro na meia final qualificou-se diretamente, sendo 2ª da sua eliminatória com 9’’76. Na final a nossa atleta, saiu dos blocos mais confiante e destemida e melhorou bastante a sua marca, para 9’’52.
Tempo ainda para a estafeta de 4x200m femininos, a equipa do União de Tomar foi composta por Sofia Rodrigo, Sandra Simões, Tatiana Santos e Carolina Ribeiro e alcançou um excelente resultado, realizando a marca de 1’54’’78. De entre as 15 equipas presentes, a nossa estafeta alcançou um bom 9º lugar.
Colectivamente a equipa feminina do União de Tomar alcançou um bom 15º lugar, com apenas 4 atletas, de entre as 47 equipas presentes. A equipa masculina era composta apenas por Manuel Dias, terminou na 35ª posição em 53 equipas.
Mais uma vez o Atletismo do União de Tomar esteve presente nos maiores palcos do atletismo nacional e como tem vindo a acontecer tem sempre deixado uma boa imagem do trabalho que se realiza todos os dias no Estádio Municipal de Tomar, onde estes e outros atletas treinam com alegria, satisfação e se “sacrificam” para deixar o nome do clube e da cidade bem vistos pelo país fora.

Não podemos deixar aqui uma palavra de agradecimento à Escola de Condução Carreira que emprestou, à nossa secção, a sua carrinha que permitiu levar no maior conforto e segurança a nossa comitiva até Braga.


Comentários