27ª ESTAFETA ALCANENA RIO MAIOR

DOIS 5º LUGARES PARA AS EQUIPAS DO UNIÃO DE TOMAR

A clássica estafeta que liga Alcanena a Rio Maior, organizada conjuntamente pelos Municípios destas duas localidades, realizou-se no dia 27 de janeiro, sendo esta a 27.ª edição desta prestigiada prova.
Alternando o sentido da corrida, que em 2012 se iniciou em Rio Maior com chegada a Alcanena, este ano a partida foi dada na terra dos curtumes e a chegada à Cidade do Desporto numa distância de 33,3km, isto para o sector masculino, enquanto as equipas femininas correram desde Alcanede até Rio Maior (15,6 km), em ambos os casos com equipas de seis atletas. A prova masculina teve início às 10h00h, e a feminina 45 minutos mais tarde.
Esta popular competição organizada pelas Câmaras Municipais de Rio Maior e Alcanena contou ainda com o apoio das Juntas de Freguesia, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários e comércio e indústria dos dois concelhos.

Sendo esta uma das mais antigas estafetas realizadas em Portugal, é de realçar a boa organização, que tem mantido ao longo destes anos um considerável número de equipas. Pena é que alguns clubes tentem falsear a verdade desportiva utilizando “táticas” que põem em causa todo este trabalho organizativo. Sendo uma prova de estafetas com 6 percursos, para seis atletas, é natural que na preparação da prova todas as equipas (clubes) se organizem de modo a apresentar seis atletas em prova, cabendo a cada um realizar um e um só percurso. Nesta edição, isso não aconteceu e ouve equipas que utilizaram indevidamente o mesmo atleta em mais que um percurso, chegando mesmo ao cúmulo de um atleta representar duas equipas! Não foi o caso do União de Tomar que se fez representar com duas equipas (uma sénior e outra de veteranos) com um total de 12 atletas diferentes. O União e outros clubes protestaram mas os protestos não foram aceites…
Ambas as equipas unionistas ficaram em 5º lugar nos respetivos escalões, tendo o CUA Benavente vencido em seniores com 1h53m22, seguido do CN Rio Maior com 1h56m44 e em 3º ficou a Casa do Benfica de Abrantes (A) que registou no final o tempo de 1h57m37.


Em veteranos a equipa vencedora foi O CCD “O Alvitejo” com 2h09m04 seguindo-se o CLAC com 2h10m35 sendo pódio composto ainda pela Casa do Povo de Alcanena (A) que realizou a marca de 2h13m14.

A equipa sénior unionista obteve a marca de 2h01m55 e foi constituída pelo atleta Mário Crujeira que realizou o 1º percurso (4800 metros), seguiu-se Jorge Maurício (5700 metros), o terceiro percurso (7200 metros) foi realizado por João Plácido que entregou a André Ferreira (5800 metros). O 5º (3800 metros) e 6º percursos (6000 metros) foram efetuados respetivamente por Marco Marques e Hamid Hakim.

Os veteranos que finalizaram com o tempo de 2h14m55 iniciaram a estafeta com Paulo Saldanha que entregou o testemunho ao estreante Francisco Primo, o terceiro percurso foi realizado por Jorge Lercas que entregou a José Fonseca. Finalizando no 5º e 6º percursos com António Costa e João Roque, este ultimo que também fez a sua estreia com as cores unionistas. Na geral esta equipa terminou no 11º lugar.

Comentários