AXTrail (SERRA DA LOUSÃ)

ANDRÉ FERREIRA E JOÃO PLÁCIDO ULTRAMARATONISTAS

Uma ultramaratona, também chamada de ultra distância, é um evento desportivo de corrida a pé, maior que o comprimento da maratona tradicional que compreende 42,195 metros (26.2188 milhas).
São várias as distâncias acima da maratona que se correm por esse mundo fora, desde os 50, 100, ou até mesmo 160 kms ou mais…
Assim no passado sábado, dia 17 de outubro, foi disputada a prova do Ultra Trail Aldeias do Xisto (UTAX) na distancia de 51 km, onde foram consagrados mais dois ultramaratonistas do União FCI de Tomar.
André Ferreira e João Plácido estiveram presentes nesta importante prova do calendário nacional, e partiram para este desafio com o principal objetivo de terminar a prova, depois, o secundário era de baixar das 7h/8h.
No entanto, o grande valor destes dois atletas conseguiu superar estes dois objetivos. Para além de terminarem no top30 da competição, André terminou em 24º lugar com 6h34m41 e João Plácido foi 26º com 6h40m04, o que para a estreia na distância foi muito positivo. Não deixa de ser interessante que o atleta ficou entre o André e o João também é de Tomar, mas a residir em Leiria, chama-se Rui Pimenta e até foi jogador do União FCI de Tomar, terminou com o tempo de 6h40m04.

João Plácido e André Ferreira

Sobre a prova André disse ”... Foi brutal... Lama, chuva, granizo, vento, pedras, quedas, descidas perigosas, muito perigosas, outras muito fáceis, subidas duras e duríssimas, partes para rolar rápido, paisagens brutais. Sem dúvida dos melhores sítios para se correr. O “empeno” foi grande e ainda continua, mas vale a pena acabar assim. Quantas vezes me surgiram a famosa frase dos treinos: "o que há em mim é sobretudo cansaço".
Já João disse “Superou todas as minhas melhores expectativas! Se acabar era o objetivo principal e fazer menos de 8 Horas o secundário, fiquei surpreendido com a prestação na minha estreia nestas aventuras”.

Comentários