Campeonato Regional de Infantis

MANUEL DIAS (UNIÃO DE TOMAR) EM DESTAQUE NO REGIONAL DE INFANTIS
No passado fim de semana, dias 9 e 10 de Junho, realizou-se na Pista Susana Feitor em Rio Maior o Campeonato Regional de Infantis que contou com a participação de quatrocentos e trinta atletas em representação de doze clubes filiados.
Nestes campeonatos foi batido o recorde regional do lançamento do dardo feminino, obtido por Ana Carolina da Associação 20km de Almeirim que passou a ser de 26 metros e 85 centímetros.
Coletivamente venceu em femininos o Ateneu Artístico Cartaxense e em Masculinos a Associação 20 KM de Almeirim onde o União de Tomar terminou na 8ª posição.
A nível individual o destaque vai para prestação do unionista Manuel Dias que obteve um excelente 3º lugar na prova de salto em comprimento. Manuel Dias que fazia a sua estreia em provas de pista começou muito bem o concurso, logo com a marca que lhe valeu a medalha de bronze ao fazer 4 metros e 36 centímetros, com vento regulamentar. Ainda fez mais dois bons saltos de 4m20 na final do concurso. Na mesma prova António Costa, infantil de primeiro ano terminou na 19ª posição com a marca de 3m33.
A jornada continuou com varias provas ao mesmo tempo e no lançamento do peso (3kg) Pedro Saldanha com 5m93 ficou a um centímetro e a um lugar da final terminando o concurso no 9º lugar.
Nos 150 metros Ruben Hipólito fez a sua estreia na distância finalizando em 7ºlugar a primeira serie com o registo de 26m83s. Na mesma distância mas em femininos Alexandra Aleixo foi 3ª classificada na sua serie com a marca de 25m40s.
A fechar a primeira jornada destes campeonatos o União de Tomar, voltou a participar mais de uma década depois numa competição de estafetas com uma equipa de 4x60 metros masculinos, terminando no 2º lugar da 2ª serie com a marca de 37s75sendo ainda a quinta classificada da geral entre nove equipas presentes. Para a história o regresso no União a prova de estafetas em pista ficou a cargo dos atletas António Costa, Pedro Saldanha, Ruben Hipólito e Manuel Dias.
Integrada nesta jornada houve uma prova extra de250 metros planos para o escalão de iniciados onde o nosso atleta Rafael Marques terminou na 4ª posição realizando a marca de36s21.
No domingo a jornada para os atletas nabantinos iniciou-se com a prova de lançamento do peso (2kg) para as atletas femininas, onde Alexandra Aleixo terminou no 12º lugar com a marca de 5 metros 57 centímetros.
Seguiram-se as eliminatórias de 60 metros planos, na 1ª serie António Costa foi 6º classificado com10s15, na 2ª eliminatória Ruben Hipólito foi 7º com 10s80 e na 4ª eliminatória Manuel Dias venceu com a marca de 8s47 garantindo a qualificação direta para final e Daniel Tavares foi 5º com o registo de 10s18.
Na final Manuel Dias não conseguia disfarçar o seu nervosismo, não conseguindo realizar uma corrida descontraída terminando num bom 4º lugar com uma marca pior (8s54) que na eliminatória.
Mesmo sem a pista de lançamentos longos, que foi promessa do antigo presidente de camara António Paiva, o União não “abandonou” estas especialidades do atletismo e nestes campeonatos participou na prova de lançamento do dardo (500 gr) através de Pedro Saldanha que se classificou na 10ª posição com a marca de 13 metros e 18 centímetros.
A terminar estes dois dias de atletismo disputaram-se as séries de 1000 metros para femininos e masculinos. Nas raparigas Alexandra Aleixo foi 10ªclassificada na serie mais rápida finalizando com o tempo de 4m12s38. Nos rapazes todos os unionistas participaram na melhor série e Manuel Dias terminou em 4º lugar da serie (8º na geral) com a marca de 3m28s42. Seguiu-se António Costa no 9º lugar com3m44s73, logo seguido na 10ª posição para Daniel Tavares (3m52s25) e no 12º e 13º lugares terminaram respetivamente Pedro Saldanha (4m07s79) e Ruben Hipólito (4m08s36).

Comentários